sábado, 14 de outubro de 2017

Baleia Azul
Baleia AzulFoto: Reprodução
A Polícia Civil de Pernambuco investiga um caso de suicídio no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, que pode ter ligação com o desafio da Baleia Azul. Uma garota de 12 anos foi encontrada morta na última quarta-feira (11), aparentemente, vítima de enforcamento. A Delegacia de Cabo de Santo Agostinho está a frente do caso. 

A Polícia Federal (PF) aguarda, agora, uma resposta das investigações para atuar nesse caso. De acordo com as decisões do Ministério da Justiça, a ação Federal é necessária para identificar os administradores ou curadores, que são as pessoas que “coordenam” os desafios online. 

Leia também:
Ministério da Justiça determina que PF investigue envolvidos no jogo Baleia Azul
Polícia procura nova vítima do Baleia Azul em Pernambuco
Detido suposto curador do jogo 'Baleia Azul' no Rio de Janeiro


Segundo a PF, os motivos que levam um jovem a participar desse tipo de jogo “são inúmeros”. “Às vezes a criança está de luto, perdeu um relacionamento ou foi reprovado, e ela expressa sua tristeza nas redes sociais e os bandidos se aproveitam dessa fragilidade”, afirma Santoro. Os administradores, ou curadores, encontram uma pessoa vulnerável e potencializam o sentimento fazendo com que participem do desafio. Além disso, eles acompanham e encontram informações nas próprias redes sociais ou através dos alvos. 

É importante reforçar, ainda de acordo com a Polícia Federal, que os responsáveis estejam atentos a mudanças significativas no comportamento das crianças e adolescentes. Isolamento, demonstrações de tristeza e mutilações no corpo podem ser sinais de que elas estão sob ameaça. “Ao detectar algum problema, o responsável tem que encaminhar [os jovens] para quem pode ajudar: psicólogos, conselho tutelar e, se perceber que é necessário, encaminhar para a polícia”, direcionou Santoro. 
aulo Alves de Queiroz mostra a linha com cerol
aulo Alves de Queiroz mostra a linha com cerolFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco
Um motociclista foi ferido gravemente por uma linha com cerol na tarde sexta-feira (13) em Olinda. A vítima - o cabeleireiro Jorge Alves de Queiroz, de 54 anos - foi socorrida por populares para o Hospital Tricentenário, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. 

O cabeleireiro teve um corte profundo no pescoço quando circulava pela avenida Chico Science, no bairro dos Bultrins, por volta das 16h30. O acidente ocorreu perto do Terminal Integrado dos Bultrins, no sentido beira-mar.

Diante da urgência do caso, o paciente foi transferido para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. Ele, segundo a enfermaria do HR, não corre risco de morte.

Segundo o irmão do cabeleireiro, o pedreiro Paulo Alves de Queiroz, 49, Jorge se encontra consciente apesar de a linha haver "cortado quase todo o pescoço". 

Substância
O cerol é um preparo de cola com vidro moído e geralmente é aplicado na linha da pipa para cortar outros papagaios numa disputa.  

"É cheio de menino soltando pipa por lá nos Bultrins", afirmou o irmão do motociclista, que chegou ao local após o acidente e assistiu ao socorro. Um sobrinho de Jorge prestou queixa no posto policial do HR, e o Samu coletou a linha com cerol.
Homicídio na Rua das Calçadas, no Centro do Recife
Homicídio na Rua das Calçadas, no Centro do RecifeFoto: Anderson Stevens/Arquivo Folha
A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, no início da noite desta quinta-feira (13), o balanço da criminalidade no mês de setembro. O número de homicídios permaneceu estável em relação ao mês anterior, com 411 casos - em agosto, haviam sido registrados 412. O acumulado dos primeiros nove meses do ano, entretanto, já chega a 4.145 assassinatos, o que é 31,5% maior que o total de 3.152 contabilizado no mesmo período de 2016.

"Estamos trabalhando intensamente para reduzir os CVLIs e teremos, nos próximos meses, resultados melhores. Já prendemos mais de 24 mil pessoas em 2017, sendo 1.772 homicidas. Das 411 pessoas vitimadas em setembro, 57% tinham relação com o tráfico de drogas e outras atividades criminais, sendo mortas pela própria criminalidade, 16% resultaram de conflitos na comunidade, 3% foram latrocínio, 1% conflitos familiares e 1% foram feminicídio”, detalhou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, via assessoria de imprensa.

A SDS ressaltou a queda no número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que englobam as diversas modalidades de roubos e assaltos. Foi a segunda redução consecutiva e o menor índice desde fevereiro de 2016. Segundo as estatísticas, houve 8.935 CVPs, contra 10.636 no mês anterior, representando uma queda de 16%. 

Destaque para os roubos a ônibus, modalidade que teve a maior queda, segundo a secretaria: foram 75 casos em setembro, 52% a menos que em agosto. O Sindicato dos Rodoviários tem dados diferentes, que já indicam mais de três mil assaltos a ônibus em 2017. Para a SDS, foram 1.204. A pasta destacou que "esses são os dados oficiais, consolidados pela Gerência de Análise e Estatística Criminal (Gace) e obtidos por meio do cruzamento de informações policiais e ocorrências registradas obrigatoriamente pelas empresas". Eles "incluem BRTs e demais casos, mesmo não havendo subtração da renda dos veículos".

Os roubos de veículos também caíram, de 1.715 casos, em agosto, para 1.455, em setembro (-15,2%). O cenário é o mesmo dos roubos a bancos consumados, que caíram de nove para dois (-78%). Nesse período, a produtividade policial somou 2.111 pessoas autuadas em flagrante e 421 por ato infracional, 541 cumprimentos de mandados de prisão, 507 armas apreendidas e 391 ações de combate ao tráfico de drogas.

“Os crimes contra o patrimônio têm relação direta com a sensação de segurança. Em um período de 20 meses, setembro teve a menor estatística de pessoas vitimadas, ameaçadas e com perda de seus bens para bandidos”, afirmou Pádua. "O reforço do efetivo, com 1,5 mil novos policiais militares, usando os bonés laranjas, e a ampliação das operações nos principais corredores, por meio da Força-tarefa Coletivos, estão surtindo efeito”, disse.

Outro índice que caiu foi o de estupros de mulheres. Houve 162 casos em setembro, ante 178, em agosto (-9%). Houve ainda 2.519 vítimas de violência doméstica e familiar, contra 2.672 em agosto (-5,8%).
Violência

Dono de bar é morto no estabelecimento em São João, no Agreste

Publicado em 13/10/2017 , às 09 h18
NE10 Interior
Comerciante foi atingido por cerca de cinco tiros e não resistiu aos ferimentos / Arte: NE10
Comerciante foi atingido por cerca de cinco tiros e não resistiu aos ferimentosArte: NE10
O dono de um bar foi morto em frente ao estabelecimento na noite dessa quinta-feira (12) no centro de São João, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o comerciante Celso dos Santos de Freitas, 40 anos, estava fechando o bar quando um homem não identificado chegou ao local e o chamou.
Quando saiu para atendê-lo, o proprietário do bar foi surpreendido por cerca de cinco tiros de arma de fogo. Pessoas que estavam próximas ao bar levaram o comerciante para o hospital local, mas ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Testemunhas disseram à PM que viram um homem fugindo do local em um carro preto. Apesar disto, ainda não há informações sobre quem cometeu o homicídio. Segundo a polícia, o dono do bar não tinha nenhum antecedente criminal. A esposa dele disse aos policiais que não sabe o que teria motivado o crime.
O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste. O caso será investigado pela Polícia Civil de São João.

Ação integrada

Polícia Militar apreende 8,5 mil pés de maconha no Sertão de PE

Publicado em 13/10/2017 , às 07 h51
NE10 Interior
Cerca de 8,5 mil pés de maconha foram erradicados / Foto: divulgação/Polícia Militar
Cerca de 8,5 mil pés de maconha foram erradicadosFoto: divulgação/Polícia Militar
Cerca de 8,5 mil pés de maconha, além de 8,5 quilos da droga pronta para o consumo foram apreendidos nessa quinta-feira (12) na zona rural de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco. Nenhum suspeito foi encontrado no local.
Apreensão aconteceu em área rural de Carnaubeira da Penha
Apreensão aconteceu em área rural de Carnaubeira da PenhaFoto: divulgação/Polícia Militar
A maconha apreendida foi incinerada e parte da droga foi separada para passar por perícia. A ação integrada foi realizada por equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), da Polícia Militar de Custódia e do Gati. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Floresta.

Crimes de morte

Caruaru alcança número de homicídios registrado em todo o ano passado

Publicado em 13/10/2017 , às 11 h04
NE10 Interior
Ainda em outubro, Caruaru registra 225 crimes violentos letais intencionais, número de homicídios de todo o ano de 2016 / Foto: reprodução/TV Jornal
Ainda em outubro, Caruaru registra 225 crimes violentos letais intencionais, número de homicídios de todo o ano de 2016Foto: reprodução/TV Jornal
A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, atingiu, nessa quinta-feira, 12 de outubro, a marca de 225 crimes violentos letais intencionais (CVLI), quantidade registrada durante todo o ano de 2016.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), de janeiro a agosto de 2017, foram registrados 193 homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte na cidade de 356.128 habitantes (IBGE).
Apesar de os dados oficiais de setembro e outubro ainda não terem sido divulgados pela SDS, um levantamento feito pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação aponta o registro de 25 crimes de morte em setembro e 7 em outubro.


O último homicídio ocorrido na cidade foi na noite dessa quinta-feira (12), quando um jovem foi assassinado próximo a casa em que morava, no bairro do Salgado. O suspeito de cometer o crime continua foragido.

Bairros violentos

Os bairros mais violentos são Salgado, São João da Escócia, Santa Rosa, José Carlos de Oliveira e João Mota. Entre os crimes que mais chamaram a atenção da população estão um triplo latrocínio no Sítio Lagoa do Paulista, no dia 21 de março; a noite de 27 de maio, quando sete homicídios foram registrados; o assassinato de uma adolescente de 14 anos no Loteamento Demóstenes Veras, em 25 de julho, etc.