sábado, 5 de novembro de 2016

Fim de semana começa com o registro de dois homicídios em Caruaru
05/11/2016 - Da Redação, Helenivaldo Pereira - 6h10
O fim de semana começou marcado pela violência em Caruaru, Agreste pernambucano. Duas pessoas foram assassinadas nesta sexta-feira (04).
 
No bairro do Salgado foi morto a tiros Weverton Sandro da Silva, 17 anos. O crime aconteceu na Travessa da Prosperidade. O jovem era ex-interno da Funase e o irmão dele foi assassinado no mês passado no São João da Escócia.
 
O segundo homicídio aconteceu no Loteamento Paraíso. Jamerson Saulo Alves Simplício, 26 anos, foi atingido por tiros por volta das 22h. Ele residia no Bairro Rendeiras. De acordo com informações de populares, Jamerson era usuário de drogas.
 
Nenhum suspeito dos dois crimes foi preso até o momento e os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML).
 
Em novembro, três pessoas já foram assassinadas em Caruaru. Em 2016, 195 pessoas foram assassinadas no município.
 
Nas últimas 24 horas, dez pessoas foram assassinadas em Pernambuco, sendo 4 no Grande Recife e 6 no interior do Estado.
fonte http://www.liberdade.com.br/

Suspeito de estuprar garota de 12 anos é preso em Pesqueira

Suspeito de sequestrar e estuprar uma garota de 12 em Pesqueira, foi preso nesta sexta (4)
Publicado em 04/11/2016, às 11h17
Servente de pedreiro foi preso com uma faca peixeira, celulares, uma porção de maconha, entre outros / Foto: Reprodução/ Blog Pesqueira em foco
Servente de pedreiro foi preso com uma faca peixeira, celulares, uma porção de maconha, entre outros
Foto: Reprodução/ Blog Pesqueira em foco
JC Online

Um jovem de 22 anos foi preso nesta sexta-feira (4), suspeito de sequestrar e estuprar uma garota de 12 anos em Pesqueira, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a jovem e um amigo, de 15 anos, foram sequestrados na última quarta-feira (2) pelo servente de pedreiro. 
Segundo o relato do suspeito, ele amarrou as vítimas por cerca de duas horas e em seguida liberou o amigo da estudante. Para liberar a jovem, o suspeito pediu um valor de R$ 2,5 mil e disse que a libertaria na noite do dia seguinte.
Após o adolescente registrar queixa, a polícia reuniu imagens de câmara de segurança de estabelecimentos e residências na área e conseguiu localizar a estudante, na noite dessa quinta-feira (3), quando o suspeito seguia com a adolescente para o local em que o dinheiro seria entregue.

Desfecho

A Delegacia de Belo Jardim informou que o suspeito confessou os crimes em depoimento. A estudante revelou à polícia que foi estuorada pelo suspeito. Ela foi encaminhada por membros do Conselho Tutelar de Pesqueira ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, Agreste pernambucano, para realizar exames.
Servente de pedreiro foi preso uma com faca peixeira, celulares, uma porção de maconha, entre outros. O suspeito foi levado para a Delegacia de Belo Jardim, onde foi atuado por sequestro, estupro de vulnerável, extorsão mediante sequestro, roubo e porte ilegal de arma branca. Ele foi encaminhado ao Presídio de Pesqueira nesta sexta.
PALAVRAS-CHAVE fonte jc.

Ação das polícias Civil e Militar cumpre sete mandatos de busca e apreensão em Surubim


Ação conjunta entre as polícias Civil e Militar que cumpriu sete mandados de busca e apreensão na cidade e na zona rural de Surubim, resultou em um TCO para João Vicente da Silva, 65anos, e para Cosmo Lima da Silva, 22 anos.

A operação envolveu policiais do 22o batalhão, policiais civis, da 6a CIPM, CIPCães e 2a sessão, e teria mobilizado cerca de 50 profissionais da segurança, e conseguiu apreender um revólver calibre 38, sem munições, vários relógios e celulares e uma pequena quantidade de maconha.

Os acusados foram levados para a delegacia de Limoeiro, pagaram fiança e foram liberados.



 



Policiais serão remanejados para enfrentar assaltos a bancos

Para o interior, reforço será no BEPI e para o Grande Recife, no BPRP
Publicado em 04/11/2016, às 21h03
Agência do Banco do Brasil de Panelas teve o cofre explodido, durante a madrugada / Reprodução/Divulgação
Agência do Banco do Brasil de Panelas teve o cofre explodido, durante a madrugada
Reprodução/Divulgação
Cidades

Remanejamento. Sem recursos e sem efetivo suficiente, essa é a palavra de ordem do Estado para enfrentar a guerra diária em que se transformaram as investidas contra instituições financeiras em Pernambuco. Uma mudança que ainda não chegou aos destacamentos do interior, cuja média é de apenas dois policiais militares atuando por dia, conforme admitiu o coronel Vanildo Maranhão, diretor integrado especializado da Polícia Militar, que participou de debate na Rádio Jornal, na tarde desta sexta, juntamente com o delegado Salustiano Albuquerque, diretor das especializadas da Polícia Civil.
“Infelizmente, o crime evolui e a gente não tem como dar uma resposta imediata, mas estamos nos organizando e a curto e médio prazo teremos resultados”, afirmou. “Vamos remanejar pessoal para o Batalhão Especializado do Interior (Bepi), para reforçar os destacamentos da Zona da Mata até o Sertão, e estamos recebendo de volta 222 policiais que foram emprestados à Força Nacional para as Olimpíadas. Estes vão reforçar o Batalhão de Rádio Patrulha, que atuará em ocorrências no Grande Recife”.
Enquanto o remanejamento não acontece, o coronel reconhece que a orientação aos PMs dos destacamentos é não reagir aos assaltos a bancos. “Fica difícil para um destacamento com dois policiais usando pistolas que alcançam 30 metros reagir contra quadrilhas especializadas que utilizam fuzis com alcance de dois quilômetros. Então orientamos para que peçam reforço e fiquem à distância. Mas normalmente não conseguem chegar perto devido aos grampos nas estradas”.
Segundo o coronel, a instituição recebeu veículos, fuzis e coletes balísticos, por meio de um convênio com o Banco Central, e vai usar nessa operação. “A atuação dos bandidos se dá na fragilidade do policiamento ostensivo e sobretudo durante a madrugada”, admitiu.

Novo Batalhão

Um projeto para criação do 1º Batalhão Integrado Especializado Policial Militar, em Caruaru, no Agreste, foi encaminhado à Assembleia Legislativa. “Temos 12 unidades especializadas e a ideia é condensar todas em um batalhão, com os 1,5 mil novos PMs que vão se formar em junho de 2017, devidamente capacitados por especialistas”, informou.
O delegado Salustiano Albuquerque salientou que as quadrilhas são formadas por criminosos de vários Estados, daí a importância do trabalho do serviço de inteligência e doreforço das equipes de investigação, que passaram de três para sete delegados.
Ontem de madrugada, cerca de 15 homens invadiram a agência do Banco de Brasil de Panelas, no Agreste, usando uma serra elétrica para cortar as grades. Depois explodiram o cofre. Eles deram vários tiros para o alto e espalharam grampos pela estrada, tendo furado os pneus da viatura que seguia para o local. Outro grupo tentou arrombar um caixa eletrônico de um supermercado, no Cabo de Santo Agostinho, mas não conseguiu. As duas quadrilhas fugiram.
fonte jc

Ministro do STF nega pedido para soltar Eduardo Cunha

Na petição, os advogados haviam afirmado que Cunha não poderia ser preso pelos fatos investigados contra ele na Lava Jato
Publicado em 04/11/2016, às 20h46
Na decisão, o ministro decidiu manter a prisão do ex-deputado por entender que Moro não violou decisão da Corte / Foto: Luis Macedo/Divulgação
Na decisão, o ministro decidiu manter a prisão do ex-deputado por entender que Moro não violou decisão da Corte
Foto: Luis Macedo/Divulgação
ABr

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki negou nesta sexta-feira (4) pedido do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para deixar a prisão. Cunha está preso desde o dia 19 de setembro na carceragem da Polícia Federal em Curitiba em função das investigações da Operação Lava Jato.
Na petição, os advogados haviam afirmado o Supremo decidiu que Cunha não poderia ser preso pelos fatos investigados contra ele na Lava Jato, ao entender que o ex-deputado deveria ser afastado da presidência da Câmara em maio. Para a defesa, os ministros decidiram substituir a prisão pelo afastamento e um novo pedido de prisão não poderia ser aceito pelo juiz federal Sérgio Moro.
Na decisão, o ministro decidiu manter a prisão do ex-deputado por entender que Moro não violou decisão da Corte. Os detalhes do despacho não foram divulgados porque a petição está em segredo de Justiça.

Prisão

A prisão foi decretada na ação penal em que o deputado cassado é acusado de receber R$ 5 milhões, que foram depositados em contas não declaradas na Suíça. O valor seria oriundo de vantagens indevidas, obtidas com a compra de um campo de petróleo pela Petrobras em Benin, na África. O processo foi aberto pelo Supremo, mas, após a cassação do mandato do parlamentar, a ação foi enviada para o juiz Sérgio Moro porque Cunha perdeu o foro privilegiado.

Ministro do STF nega pedido para soltar Eduardo Cunha

Na petição, os advogados haviam afirmado que Cunha não poderia ser preso pelos fatos investigados contra ele na Lava Jato
Publicado em 04/11/2016, às 20h46
Na decisão, o ministro decidiu manter a prisão do ex-deputado por entender que Moro não violou decisão da Corte / Foto: Luis Macedo/Divulgação
Na decisão, o ministro decidiu manter a prisão do ex-deputado por entender que Moro não violou decisão da Corte
Foto: Luis Macedo/Divulgação
ABr

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki negou nesta sexta-feira (4) pedido do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para deixar a prisão. Cunha está preso desde o dia 19 de setembro na carceragem da Polícia Federal em Curitiba em função das investigações da Operação Lava Jato.
Na petição, os advogados haviam afirmado o Supremo decidiu que Cunha não poderia ser preso pelos fatos investigados contra ele na Lava Jato, ao entender que o ex-deputado deveria ser afastado da presidência da Câmara em maio. Para a defesa, os ministros decidiram substituir a prisão pelo afastamento e um novo pedido de prisão não poderia ser aceito pelo juiz federal Sérgio Moro.
Na decisão, o ministro decidiu manter a prisão do ex-deputado por entender que Moro não violou decisão da Corte. Os detalhes do despacho não foram divulgados porque a petição está em segredo de Justiça.

Prisão

A prisão foi decretada na ação penal em que o deputado cassado é acusado de receber R$ 5 milhões, que foram depositados em contas não declaradas na Suíça. O valor seria oriundo de vantagens indevidas, obtidas com a compra de um campo de petróleo pela Petrobras em Benin, na África. O processo foi aberto pelo Supremo, mas, após a cassação do mandato do parlamentar, a ação foi enviada para o juiz Sérgio Moro porque Cunha perdeu o foro privilegiado.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Ministros pernambucanos e outros políticos investigados na “farra das passagens”

Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 20:42
Do Blog de Jamildo, com Estadão Conteúdo e Agência Brasil
Três ministros pernambucanos, além de outros nomes do primeiro escalão do governo Michel Temer (PMDB), estão na lista de 219 políticos com foro privilegiado suspeitos de envolvimento no episódio que ficou conhecido como “a farra das passagens”. Sob a acusação de usar verbas públicas para pagamento de passagens aéreas para interesses particulares, os nomes estão em uma lista encaminhada pela Procuradoria Regional da República no Distrito Federal à Procuradoria-Geral da República (PGR).
O documento pede ao Superior Tribunal de Justiça (STF) para investigar Bruno Araújo (Cidades), Fernando Filho (Minas e Energia) e Raul Jungmann (Defesa). Por erro da Procuradoria, ao contrário do que havia sido divulgado, o nome que está na lista não é do ministro da Educação, Mendonça Filho, e sim do pai dele, o ex-deputado José Mendonça, do PFL/DEM.
Além deles, Eliseu Padilha (Casa Civil), Ricardo Barros (Saúde), Maurício Quintella Lessa (Transportes) e Leonardo Picciani (Esporte).
Estão na lista ainda os pernambucanos: Ana Arraes e José Múcio Monteiro, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU); André de Paula, deputado federal pelo PSD; Armando Monteiro Neto, senador pelo PTB; Cadoca, suplente na Câmara dos Deputados pelo PDT; Eduardo da Fonte, deputado federal pelo PP; Gonzaga Patriota, deputado federal pelo PSB; Sílvio Costa, deputado federal pelo PTdoB; e Wolney Queiroz, deputado federal pelo PDT.
Há, ao todo, 172 deputados, entre eles o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Vinte e cinco senadores também estão na lista, incluindo a líder do governo no Congresso, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem atribuição para investigar e, eventualmente, pedir abertura de inquérito e propor ação penal contra políticos com foro especial. Governadores, por seu lado, têm prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
A Procuradoria Regional da República no Distrito Federal já havia denunciado 443 ex-deputados. Os ex-deputados são acusados de desviar o benefício em favor de terceiros. As investigações apuraram os gastos com viagens no período de janeiro de 2007 a fevereiro de 2009.
As denúncias aguardam a manifestação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Os denunciados são acusados de peculato, incidindo na prática do crime do artigo 312 do Código Penal, por “terem desviado, em proveito de terceiros, valores de que tinham a posse em razão do cargo”. A pena para o delito é de reclusão de dois a doze anos, mais multa.
» Veja a lista disponibilizada pelo MPF ao UOL, parceiro do NE10:

Mais de 430 mil enfrentam primeiro fim de semana de Enem em PE

Publicado por Felipe Cabral em ENEM às 19:35

Em Pernambuco, neste sábado (5) e no domingo (6), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em 907 locais para 430.684 candidatos. Do total de 447.319 inscritos no Estado para a edição deste ano do exame, mais de 16 mil vestibulandos farão as provas apenas nos dias 3 e 4 de dezembro, devido às ocupações de estudantes que ocorrem em 21 prédios de instituições de ensino de PE.
Vale lembrar aqueles horários básicos do Enem aqui no Estado (que não aderiu ao horário de verão) – nos dois dias, os portões dos locais de prova abrem às 11h, fecham às 12h e o exame é iniciado às 12h30. Para agilizar o processo de entrada, é recomendável que o estudante leve o cartão de confirmação de inscrição impresso para conferir endereço e sala em que fará as provas.
No primeiro dia, os feras vão encarar as provas de ciências humanas e de ciências da natureza e suas tecnologias; no último dia, é a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.
>> Aliás, você conhece as cinco competências avaliativas da redação? Caso não, confira nestelink.

Números do país

Em todo o Brasil, o número de candidatos que tiveram suas inscrições confirmadas no Enem 2016 chegou a 8.627.248, o que representa um aumento de 11,3% em relação às 7,7 milhões de 2015.

Novidades

Pela primeira vez, haverá coleta de dado biométrico dos participantes nos dois dias de aplicação do exame, a ser realizada pelo chefe de sala.

Enem

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do Programa Ciência sem Fronteiras.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

02/11/2016 18h31 - Atualizado em 02/11/2016 18h31

Carro colide em motocicleta e idoso 




morre em Sertânia, no Sertão de PE

Carro fez ultrapassagem irregular e colidiu de frente com moto, segundo PRF. 
Vítima de 62 anos não resistiu aos ferimentos e morreu na hora, diz polícia.

Do G1 Caruaru
Carro fez ultrapassagem irregular e colidiu em moto, diz PRF (Foto: Divulgação/PRF)Carro fez ultrapassagem irregular e colidiu em moto, diz PRF (Foto: Divulgação/PRF)
Um idoso de 62 anos morreu em um acidente nesta quarta-feira (2) em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um carro fez uma ultrapassagem irregular e colidiu de frente com a motocicleta, que era condizida pelo idoso. A colisão aconteceu na BR-232, no km 264.
O homem não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. Ao G1, a PRF informou que o motorista do carro, de 56 anos, e a mãe dele, de 80 anos, ficaram feridos. A mulher foi levada ao Hospital Regional de Arcoverde, também no Sertão.
Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos. O corpo do idoso foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.