quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Processo de impeachment chega à fase final nesta quinta-feira, com julgamento de Dilma no Senado

Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 21:04

Nove meses depois de ter sido aberto ainda na Câmara dos Deputados, o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) chega à sua fase final nesta quinta-feira (25), em sessão marcada no plenário do Senado para as 9h. A petista agora será julgada pelos 81 parlamentares da Casa. Dilma vai se defender pessoalmente.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Dilma foi afastada em maio pelo Senado, que agora define se decisão tem caráter definitivo ou não (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O primeiro passo da reunião, conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, é a leitura do processo. O pedido feito pelos juristas Helio Bicudo, Reale Junior e Janaína Paschoal usou como argumento o atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, referentes a despesas com programas sociais do governo e com o Programa de Sustentação de Investimentos (PSI), que é a chamada “pedalada fiscal”. Além disso, a acusação alega que houve três decretos envolvendo créditos suplementares assinados pela presidente sem autorização do Congresso Nacional. Em documento de centenas de páginas, o advogado de Dilma usou testemunhas e documentos do Ministério Público Federal (MPF) para defender que não houve crime de responsabilidade. O relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), aprovado pelo plenário este mês, afirma o contrário.

1º: depoimentos

Depois da leitura do processo, cujos documentos estão disponíveis no site do Senado, são apresentadas pelos senadores as questões de ordem, decididas por Lewandowski. A previsão do líder do PT no Senado, o pernambucano Humberto Costa, é que só essa etapa dure aproximadamente três horas.
Só então começam os depoimentos das oito testemunhas, todas já ouvidas também pela Comissão Especial do Impeachment. Tentando acelerar o processo, a acusação havia intimado três nomes, reduzindo para dois: Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), órgão que julga os números da gestão da presidente, e Antonio Carlos Costa D’Ávila Carvalho Junior é auditor federal de Controle Externo do TCU.
O procurador do Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, será a primeira testemunha a depor (Foto: Pedro França/Agência Senado)
O procurador do Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, será a primeira testemunha a depor (Foto: Pedro França/Agência Senado)
As perguntas serão feitas, primeiramente, por Lewandowski. Em seguida, cada um dos senadores tem até três minutos para questionamentos às testemunhas, que podem responder pelo mesmo tempo. Três minutos também são o limite para réplica e tréplica.
Para apressar o processo, a base governista definiu que apenas os líderes dos partidos da base deverão fazer perguntas. O líder do PV, senador Alvaro Dias (PR), explicou que o acordo não impedirá que outros parlamentares favoráveis ao impeachment de Dilma participem do interrogatório. Já a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), uma das principais aliadas de Dilma, confirmou que os 21 senadores aliados de Dilma vão interrogar todas as testemunhas.
Antonio Carlos Costa D’Ávila Carvalho Junior é auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Antonio Carlos Costa D’Ávila Carvalho Junior será a segunda testemunha a ser ouvida na sessão (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Os advogados de acusação e defesa também poderão perguntar, tendo dez minutos para isso – seis para a pergunta e quatro para esclarecimentos. Ficou definido que não serão admitidas perguntas que induzam a resposta, que não tiverem relação com a causa e que sejam repetição de outra já respondida, mesmo que com palavras diferentes.
As mesmas regras valem para as seis testemunhas convocadas pela defesa da petista, ouvidas em seguida, em depoimentos que podem chegar ao fim de semana. São elas: Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, doutor em economia e professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Geraldo Luiz Mascarenhas Prado, consultor jurídico; Nelson Barbosa, ex-ministro do Planejamento e da Fazenda de Dilma; Esther Dweck, ex-secretária de Orçamento Federal; Luiz Cláudio Costa, ex-secretário executivo do Ministério da Educação no governo Dilma; e Ricardo Lodi, advogado que foi procurador da Fazenda Nacional e membro do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União, chamado essa semana.

Humberto volta a denunciar desmonte da EBC por Temer.

Líder do PT no Senado, Humberto Costa, criticou as intervenções do governo interino do presidente Michel Temer (PMDB), na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC); segundo o senador, a gestão peemedebista iniciou o processo de desmonte da emissora e já estuda propostas para a extinção do órgão; governo Temer anunciou mudanças na grade TV Brasil, empresa que integra a EBC que foram questionadas pelo conselho curador; "O que a gente vê é, passo a passo, a tentativa de desmonte da EBC. Primeiro, eles tentaram ilegalmente destituir o presidente da empresa, Ricardo Melo, e depois tiveram que voltar atrás por determinação judicial. Agora resolvem mudar a grade sem ao menos conversar com o conselho curador. Isso só mostra o desapreço dessa gestão temerária com a comunicação pública", disparou

surubim noticias

Documentário em relação a atual situação da Barragem de Jucazinho:



A Barragem de Jucazinho, localizada no Município de Surubim no agreste pernambucano, encontra-se com menos de 0,02% de sua capacidade total. Ela pode comportar 327 milhões de metros cúbicos água, nós quais eram abastecidos todos os municípios do agreste e cidades de grande porte do nosso estado.Ela atingiu o menor volume de toda sua história,surgindo em suas margem construções submersas com mais de 20 anos, que ainda tentam manter a intima sustentabilidade.

Em suas Margens, já foram um grande pólo atrativo de turistas, em diversos trechos encontrava-se os banhos, onde era muito frequentado, trazendo renda e emprego para moradores daquela localidade.No seu atual cenário, apenas os urubus vivem em tempos de fartura,desfrutando das carcaças de animais mortos, que viraram paisagem pela falta de comida e água. Sol forte e plantações destruídas são cenas cotidianas, que refletem um povo castigado pela seca.

fonte surubim noticias

terça-feira, 23 de agosto de 2016

BNB orienta sobre crédito rural no Agrinordeste

O Banco do Nordeste vai disponibilizar informações sobre crédito rural e apresentar os produtos e serviços direcionados ao segmento agropecuário na 24ª edição do Agrinordeste, que começa na próxima quarta-feira (24) e segue até o dia 26, no Centro de Convenções de Pernambuco. A entrada é gratuita e o atendimento vai das 8h às 18h.

Consolidado no cenário nacional, o Agrinordeste reúne relevantes informações para o setor do agronegócio regional. Nesse sentido, oferece programação com 70 apresentações, incluindo painéis sobre apicultura, atualidades, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, fruticultura, meio ambiente e recursos hídricos e Turismo Rural.

Essa edição conta também com a Feira de Produtos do Campo, com exposição e comercialização dos mais variados produtos agropecuários, como derivados do leite, mel de abelha, rapadura, cachaça, caprinos e ovinos, hortifruticultura e artesanato. Em meio a sessões de degustação, aulas de gastronomia e exposições de produtos e serviços, os participantes também vão poder interagir com conceito, teoria, ingredientes, técnicas de cozinha e tecnologias aplicadas à gastronomia nos três dias de Sabor Rural.


O Agrinordeste é uma realização da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), em parceria com o Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PE), Banco do Nordeste e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. 


Em Surubim: Ana Celia e Guilherme Nóbrega realizam primeiro ato político.


Milhares de pessoas foram às ruas da cidade de Surubim, aderindo a candidatura de Ana Célia e Guilherme Nóbrega. O ato político ocorreu nesse domingo 21/08/2016 e contou com a presença do secretário de Agricultura Nilton Mota e também o ex-prefeito de Surubim Flávio Nóbrega e todas as coligações partidárias que aderiram o apoio ao PSB. Ana Célia em seu discurso destacou que: nossa política é feita sem denigrir a imagem de miguem, nosso compromisso é com o povo de Surubim, não fazemos política com palavras ofensivas a ninguém “é hora de olhar para o futuro”. Já o vice Guilherme Nóbrega agradeceu a toda juventude de Surubim, que ergue nossa caminhada com tanto amor.

                
                   

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Concurso Banco do Brasil: Carência é de 5.880 funcionários!

TEMPO DE LEITURA: 4 MINUTOS
O Banco do Brasil registrou no primeiro semestre deste ano, o lucro líquido de R$ 4.824 bilhões, de acordo com o sindicato do banco. Mesmo assim, o atraso em divulgar o edital de concurso público está relacionado na crise econômica. O lucro é 45,3% menor que o mesmo período no passado.
Ainda de acordo com o sindicato, em um ano o Banco do Brasil dispensou 2.710 empregos, ficando apenas com 109.615 funcionários, o que totaliza uma carência de 5.880 postos. De acordo com o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) o quadro de servidores do Banco deve ser de 115.495 empregados.
A expectativa é que o próximo concurso do Banco do Brasil para nível médio – Escriturário (Concurso Banco do Brasil BB 2016) seja divulgado para diversos estados do país. O motivo? A decisão do juiz do Trabalho Substituto da 20ª Vara do Trabalho de Brasília, Marcos Alberto. O magistrado indeferiu o pedido do MPT para prorrogar por tempo indeterminado a seleção para os Estados da Bahia, São Paulo, Goiás, DF, Alagoas, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará.

Prepare-se: Apostila para o concurso do BB 2016 – Escriturário

De acordo com o juiz, “em fase de execução, não se pode inovar ou modificar o título executivo”, e que o Banco teria cumprido o que fora acordado, não podendo aumentar suas obrigações. A alegação do MPT, por intermédio do procuradorCarlos Eduardo Carvalho Brisolla, dá conta que o Plano de Aposentadoria Incentivada contou com a adesão de aproximadamente 5 mil empregados, e teve cerca de 2,5 mil convocações. A este número, ainda se somam os desligamentos decorrentes de pedidos de demissões, remoções, entre outros.
“Entende-se que a abertura de novas vagas durante a validade do certame gera direito de convocação aos candidatos aprovados, ainda que presentes no cadastro de reserva, isto dentro do limite de quantitativo de vagas abertas durante o período. Tais vagas necessitam ser devidamente apuradas e esclarecidas com exatidão pelo Banco”, concluiu.
Além disso, o magistrado afirma que o prazo de validade do certame expirou em 8 de maio (a ação do MPT foi ajuizada antes disso, no dia 2 deste mês) e que, segundo o magistrado, neste contexto, “a pretendida modificação do acordo homologado encontra óbice intransponível na coisa julgada e no exaurimento do prazo de validade do concurso”.
A diretoria do Banco do Brasil (BB) informou que, antes de realizar um novo certame, vai reorganizar o seu quadro de pessoal, após a redução do teto de funcionários fixado. O banco ainda não passou nenhuma previsão concreta, alegando que está em fase de reestruturação do seu quadro de pessoal, já que teve a redução da sua dotação. “Nós, porém, seguimos cobrando os concursos, pois eles são necessários, ainda mais agora, que o banco está sem um cadastro de aprovados válido em vários estados”, concluiu Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
A expectativa é que o BB publique edital para os Estados que tiveram validade vencida ano passado: Rio de Janeiro, Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do estado), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do estado), além dos estados informados no início da matéria.
salário do cargo de Escriturário foi reajustado em 10% sobre o salário-base e de 14% sobre os auxílios alimentação e refeição. O salário anterior estava fixado em R$3.280 já com os benefícios, e agora passará a ser de R$3.613,58. O aumento salarial é um motivo a mais para quem deseja uma vagas no Concurso Banco do Brasil BB 2016

PRIVILÉGIO: Juízes no Brasil ganham mais que nos EUA

Foto: Google Imagens/Reprodução
Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

O salário dos juízes no Brasil tem um teto. Não pode ultrapassar o salário de ministros do Supremo Tribunal Federal, o STF, hoje em R$ 33.763. Na prática, já se sabe há um tempo, não é bem assim. Um levantamento conseguido em primeira mão pelo jornal O Estado de S.Paulo mostra que a correlação é bem mais desproporcional. Um desembargador em Minas Gerais ganha, em média, líquido, R$ 56 mil por mês. Em São Paulo, R$ 52 mil. No Rio de Janeiro, R$ 38 mil.

Esses valores superam os pagos a um juiz similar no Reino Unido, que recebe cerca de R$ 29 mil, e até dos Estados Unidos, cujo salário mensal médio é de R$ 43 mil. Chega a ser superior a juízes da Suprema Corte de países da União Europeia, como Bélgica e Portugal. Os salários básicos são engordados por adicionais legais, sustentados por interpretações da legislação. Segundo economistas que já passaram pelo poder público e profissionais da área de direito, os salários dos juízes, acima do teto, são um alerta para o ajuste fiscal em discussão no País.

Os juízes são o topo da cadeia de servidores públicos, diz o responsável pelo levantamento, Nelson Marconi, coordenador Executivo do Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas. Segundo Marconi, quando há uma demanda por qualquer tipo de benefícios no funcionalismo, os juízes costumam abrir o ciclo de negociações. Na sequência, diz, vêm Polícia Federal, Receita, advogados do Executivo, Banco Central e Tesouro Nacional, numa fila que se estende até funcionários administrativos e professores.


Continue lendo clicando aqui.

Ana Célia e Túlio Vieira começam a medir forças na disputa pela prefeitura de Surubim

Na ultima sexta feira o atual prefeito Túlio Vieira que é candidato a reeleição realizou seu primeiro comício uma caminhada até o alto são Sebastião onde realizou seu primeiro comício, e colocou milhares de pessoas na rua. e nesse domingo foi a vez da candidata Ana Célia que também fez seu primeiro comício, fez uma caminhada até a rua João Batista e lá fez um comício e aproveitou para inaugurar o seu comitê, também milhares de pessoas compareceram para prestigiar a candidata. Vejam as fotos dos dois comícios e assim tira suas duvidas onde tinha mais gente.   



BNB orienta sobre crédito rural no Agrinordeste



O Banco do Nordeste vai disponibilizar informações sobre crédito rural e apresentar os produtos e serviços direcionados ao segmento agropecuário na 24ª edição do Agrinordeste, que começa na próxima quarta-feira (24) e segue até o dia 26, no Centro de Convenções de Pernambuco. A entrada é gratuita e o atendimento vai das 8h às 18h.

Consolidado no cenário nacional, o Agrinordeste reúne relevantes informações para o setor do agronegócio regional. Nesse sentido, oferece programação com 70 apresentações, incluindo painéis sobre apicultura, atualidades, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, fruticultura, meio ambiente e recursos hídricos e Turismo Rural.

Essa edição conta também com a Feira de Produtos do Campo, com exposição e comercialização dos mais variados produtos agropecuários, como derivados do leite, mel de abelha, rapadura, cachaça, caprinos e ovinos, hortifruticultura e artesanato. Em meio a sessões de degustação, aulas de gastronomia e exposições de produtos e serviços, os participantes também vão poder interagir com conceito, teoria, ingredientes, técnicas de cozinha e tecnologias aplicadas à gastronomia nos três dias de Sabor Rural.


O Agrinordeste é uma realização da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), em parceria com o Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PE), Banco do Nordeste e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. 
fonte surubim noricias.