quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Edição do dia 24/01/2017
24/01/2017 21h55 - Atualizado em 24/01/2017 22h00

Ex-primeira-dama Marisa Letícia é 




internada após sofrer AVC


Com um cateter, médicos conseguiram estancar a hemorragia.
Mulher de Lula é hipertensa e já tinha um diagnóstico de aneurisma.

A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula, sofreu um acidente vascular cerebral e está internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
A ex-primeira-dama, dona Marisa Letícia, chegou ao hospital Sírio-Libanês às 15h30, depois de passar mal em casa. Ela chegou a ser atendida num hospital de São Bernardo do Campo, mas acabou transferida.
Ela estava consciente e já chegou com o diagnóstico de acidente vascular cerebral hemorrágico, ou seja, uma veia do cérebro dela rompeu-se e acabou provocando um sangramento. Os médicos sedaram e colocaram a ex-primeira-dama em um respirador mecânico e fizeram um procedimento chamado arteriografia cerebral. Eles introduziram um cateter até o local da lesão e conseguiram estancar a hemorragia.
O ex-presidente Lula acompanhou todo o procedimento desde os primeiros momentos. De acordo com o médico cardiologista Roberto Kalil Filho, o que ocorreu foi o rompimento de um aneurisma, ou seja, uma veia que estava mal formada, que dona Marisa já tinha. Essa veia rompeu-se e provocou esse sangramento.
De acordo com o médico, esse aneurisma foi diagnosticado há cerca de dez anos, mas como era muito pequeno, os médicos na época consideraram que não era necessário uma intervenção cirúrgica, apenas um acompanhamento clínico.
Vale lembrar que a ex-primeira-dama é hipertensa, tem pressão alta e isso é um complicador. De acordo com Roberto Kalil Filho, dona Marisa agora vai ficar se recuperando e as próximas 24h serão decisivas para ela.
"Qualquer acidente vascular cerebral hemorrágico é um quadro delicado. O tratamento foi realizado com sucesso, agora existe um período de observação nessas próximas horas para reavaliação", disse.