Ato em defesa do Uber é marcado para esta sexta no Recife
Publicado em 08/09/2016 , às 21 h28
JC Trânsito
Evento na rede social convoca populares para defender o serviço Foto:Reprodução/Facebook
- Uber segue sem solução no Recife e sendo usado politicamente
- Polêmica entre Uber e taxistas toma conta da campanha entre candidatos a prefeitos do Recife
Ivan Andrade, presidente da associação, afirmou ao JC Trânsito que os motoristas do Uber foram orientados a não participarem. "A Amatipe preza pela harmonia no trânsito. Não compactua, não irá participar e pede que a população não vá", disse.
Desde que passou a operar na capital pernambucana, em março deste ano, o Uber tem sido centro de muitos debates e polêmicas envolvendo, principalmente, os taxistas.
A classe regulamentada já organizou diversos protestos contra o serviço de caronas. O primeiro aconteceu ainda no mês de lançamento do Uber no Recife, em março. Em 22 de agosto, os taxistas simularam um enterro simbólico da categoria. Na última e mais recente manifestação, fizeram uma carreata até a sede da Prefeitura do Recife.
Do ponto de vista jurídico, o Ministério Público Federal defendeu a regulamentação do app.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) diz que apenas cumpre a lei vigente, que considera qualquer tipo de transporte de passageiros que não seja regulamentado como ilegal, portanto, passível de autuação.
Na âmbito político, as opiniões dos candidatos à prefeitura do Recife são divergentes. O prefeito Geraldo Júlio (PSB), chegou a gravar um vídeo demonstrando apoio aos taxistas, recuando em seguida, justificando que apenas segue a lei.